terça-feira, 26 de outubro de 2010

"SONHAMOS O VÔO, MAS TEMEMOS AS ALTURAS. PARA VOAR É PRECISO AMAR O VAZIO. PORQUE O VÔO SÓ ACONTECE SE HOUVER O VAZIO. O VAZIO É O ESPAÇO DA LIBERDADE, A AUSÊNCIA DE CERTEZAS." Rubem Alves

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O POETA E O JARDINEIRO!

Como alguém que gosta de belas paisagens, sempre me intriga o papel do jardineiro. Com algumas ferramentas ele molda, apara, dá forma ao que antes era informe. Amar e cuidar de plantas é para poucos. Elas exigem cuidado e dedicação.
Como alguém que gosta livros, torno-me admiradora de poetas que expressam os sentimentos por meio de palavras. Lidar bem com letras e palavras também é para poucos!
Nada combina mais do que a pracinha criada e cuidada por uma senhorinha de Botucatú e o prazer de um bom livro, (como o Livro mais mau humorado da Bíblia de Ed René), isso eu pude ver no programa de sábado da Tv Tem, Superbem, quando rapidamente mostrou a cena de um morador dos arredores da tal pracinha, confortavelmente sentado lendo o tal livro.
Perfeito! Tanto o trabalho da jardineira como do poeta!
Ambos essenciais para a humanidade...

sábado, 16 de outubro de 2010

"...Saulo respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor." Atos 9.1

Saulo de Tarso, antes do seu encontro pessoal com Jesus no caminho de Damasco, respirava ameaças de morte contra os cristãos. Contrariando o chamado original do homem, muitas vezes somos impulsionados pelo mal que nos rodeia, e ao querer fazer o bem, simplesmente não o fazemos. Essa tem sido a nossa luta por todos os séculos.

Quando Aba soprou em nós o folêgo da vida o fêz para que ao respirar o Santo Espírito que em nós habita pudesse se manifestar e sua glória pudesse ser vista em todo o lugar.

Talvez Ele tivesse em mente para o séc. XXI um grande encontro intercontinental de todas as crianças de todas as nações e povos, plenos de saúde e vigor, reunidas em um imenso jardim no coração da África, onde testemunhariam de sua alegria por serem simplesmente crianças repletas e saturadas de afeto por todos aqueles que as cercavam.

Ou então, o plano fosse outro, uma conexão mundial de pessoas da melhor idade, que pudesse fazer juz ao nome, onde todos trocariam experiências e contariam ao mundo como a vida pode valer a pena. Homens e mulheres com vitalidade preservada e funções em pleno vigor. Mulheres realizadas e felizes porque foram a vida inteira amadas e respeitadas e homens cientes de sua hombridade, com sua capacidade de liderança preservada, podendo com sua sabedoria e discernimento influenciar positivamente as próximas gerações.

O sonho de Aba para nós era perfeito e tão maravilhoso que nos parece utópico e muitas vezes impossível. Mas aquele sopro inicial ainda está em nós e a cada movimento de inspiração e expiração renovamos a esperança do Pai. É como se Ele dissesse - "Filha, ainda há vida. Respire!"

Podemos ser confundidos pelo nosso coração enganoso, a ponto de respirar ameaças de morte, dor, maledicência, inveja, e tantas outras contra um semelhante.

Mas um filho de Aba, deve declarar todos os dias, cheio de convicção - "Meu respirar é teu Santo Espírito vivendo em mim. E o pão que me alimenta todos os dias seja fazer a vontade do Pai. Assim eu te adorarei Aba! Continue com seus olhos misericoriosos e compassivos postos em mim!".